SCIENCOMM é um site de relacionamento da comunidade científica, que visa à formação de uma rede de integração entre pesquisadores por meio do referenciamento entre autores. A redação de documentos dirigidos ao público não acadêmico é um objetvo secundário da comunidade, como forma de difusão de seu conhecimento.

Sabendo que o público acadêmico é essencialmente comunicativo e dinâmico na troca de informações, o site se propõe a reduzir a dificuldade de encontrar artigos publicados em anais de eventos científicos, monografias, dissertações, teses, e demais trabalhos muitas vezes indisponíveis, desde que não protegidos por copyright.

O diferencial do SCIENCOMM é a criação de um ambiente favorável para troca de informações, possibilitando a discussão entre pesquisadores.

É princípio fundamental do SCIENCOMM que o pesquisador cadastre-se e contribua com a disponibilização de, no mínimo, uma obra científica de sua autoria ou co-autoria para que possa integrar-se à comunidade. Alunos que não tenham graduação completa são aceitos sem a necessidade de inclusão de trabalhos.

Ao realizar o cadastro o pesquisador deve preencher os campos da área à qual pertence, resultando em sua agregação ao grupo de pesquisadores de mesma área e especialidade. Desta forma o pesquisador já disponibilizará de subsídios para ser encontrado em buscas por autor. Semelhantemente ocorre no momento da disponibilização de um arquivo no site, que por meio de uma classificação por chaves cada trabalho será agrupado em um conjunto de obras de mesma especialidade e/ou evento. Os trabalhos são dispostos na tela do usuário com os dados bibliográficos listados, a fim de facilitar sua identificação. Cada referência bibliográfica é um link para a realização de download e também para citações e observações. Quando uma citação ou comentário é inserida por outro pesquisador do site, a referência do comentarista torna-se link para que outros acessem a sua página.

As atividades acadêmicas, muitas vezes, possuem peculiaridades factíveis de registro em vídeo, tais como material e métodos, e resultados. Para cada trabalho disponível em pdf é possivel realizar download de vídeos de seus experimentos.

Com a finalidade de trazer à sociedade esclarecimentos sobre questões atuais de interesse generalizado, o SCIENCOMM dispõe da ferramenta "Texto Composto", que propõe a exposição do ponto de vista científico especializado no tema em pauta. Esta ferramenta permite que o pesquisador inclua, coerentemente, um trecho de três linhas em qualquer parte do texto. Ao término do prazo de redação a comissão científica do site poderá realizar eventuais alterações no texto, expondo aos escritores o texto finalizado com o nome e referênciade de todos os contribuintes antes da sua publicação no website.

Comissões científicas específicas para cada área apoiarão a equipe SCIENCOMM, a fim de desempenhar melhor suas atribuições diante da comunidade acadêmica, público alvo na qual o SCIENCOMM se propõe a servir e relacionar-se.